.
"Se você pregar as maiores verdades, mas não vivê-las, você é apenas o maior dos hipócritas, e a alma mais atormentada." Rick Joyner, em A Batalha final

quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Carta aberta aos pastores

Débora De Bonis

Em um curso de formação de libertadores no Rio de Janeiro o preletor perguntou quantos pastores havia na turma. Cerca de 1/4 dos presentes levantaram as mãos. E o preletor pensou alto: "É, os Davis ficaram em casa e mandaram o povo para a guerra ..."

Esse é o quadro de praticamente todos os cursos, congressos, seminários que participamos. As ovelhas estão buscando, sedentas, mas os líderes não estão presentes. E a frustração dessas ovelhas é enorme, porque elas querem avançar, mas os líderes ficam puxando para trás.

Isso me fez lembrar da cena do filme que gostamos muito e conversamos várias vezes sobre ela em casa. E Neil Cole percebeu o mesmo e escreveu a cena no seu livro Igreja orgânica (Habacuc).

Creio que é isso que as ovelhas gostariam de dizer aos pastores nesse momento de insatisfação geral com a igreja institucionalizada em que estamos vivendo. Os pastores são os que poderiam virar a mesa, têm a faca e o queijo na mão, têm a autoridade para fazer diferente. Mas não o fazem.

Se eles soubessem que muitos os seguiriam se eles realmente quisessem e liderassem uma reforma radical, se eles soubessem que é isso que as pessoas anseiam...

Leiam a cena do filme. É nosso grito por uma virada...
"William Wallace (representado por Mel Guibson) no filme Coração valente tinha uma autoridade verdadeira. Ele não possuía nenhum título ou posição e podia não se importar com essas coisas mesmo quando lhe eram dadas. O que se caracterizava era um inspirador senso de dever para lutar pela liberdade a qualquer preço. Ele tinha os ouvidos e o coração do povo da Escócia. Isso é autoridade real. Aqueles que detinham posições na Escócia não tinham o coração das pessoas e assim não possuíam autoridade verdadeira.
Em uma cena emocionante, Wallace está falando com Robert the Bruce, que é o verdadeiro herdeiro do trono da Escócia. Com paixão, Wallace olha nos olhos dele e diz:
— Se somente liderá-los, eles o seguirão.
Então, com um brilho de esperança, lança mais uma idéia, dizendo:
— E eu também."
(Neil Cole, em Igreja orgânica, Editorial Habacuc)

Nenhum comentário: