.
"Se você pregar as maiores verdades, mas não vivê-las, você é apenas o maior dos hipócritas, e a alma mais atormentada." Rick Joyner, em A Batalha final

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Visionários, visionistas e temas afins

Adivaldo de Oliveira Júnior

Visionários...
Pessoas com uma meta, um alvo, uma "visão" têm sido bastante valorizadas, seja na família, nos ambientes acadêmicos, ou mesmo nas agências missionárias e/ou meios eclesiásticos. Seguir uma VISÃO dá-nos uma sensação de bem-estar e segurança, pois fazemos parte de um todo. Estamos incluídos e não excluidos, percebemos um senso de destino e propósito, o que é edificante e abençoador!

Visionistas...
Há uma linha, imaginária e tênue, que separa o pólo equilibrado e edificante do pólo extremo e perigoso de ser um(a) visionário(a) ou, como convencionei chamar, criando mais um neologismo, um(a) "visionista". Poderia definir essa expressão, quase idiomática, quando a pessoa torna a sua PRÓPRIA VISÃO superior às demais pessoas (sejam seus pares ou seus liderados) e relacionamentos! Muitos idolatravam Adolf Hitler, com seu projeto aparentemente bom para um país forte e poderoso, que pretendia salvar a Alemanha do caos, mas os que o conheceram de perto classificaram-no como "uma impessoa", tal era sua frieza e indiferença nos seus relacionamentos interpessoais com supervalorização daquela "visão" para a nação.

Temas afins...
Chegamos ao "X" da questão, ao ponto crucial e à aplicação prática de toda essa caminhada quase filosófica: nós, lideranças cristãs, estamos no tempo presente carecendo não só repensar, mas fundamentalmente RE-AGIR, de forma mais sábia e ponderada, em relação a esse ou aquele modelo ou "franquia" de crescimento-edificação de igrejas!

Muitos dos colegas com ministérios pastorais bíblicos e abençoadores, caíram nessa cilada, deslizaram nesse ponto de suas jornadas, ao abraçarem "uma visão", (seja original, copiada na íntegra ou mesmo adaptada), adotarem um modelo e esqueçeram do MODELO ensinado pelo próprio Mestre dos Mestres, o qual sabiamente, NÃO deixou um legado denominacional, convencional, associacional, nem uma VISÃO, por mais que todos os 14 métodos mais aplicados hoje em dia possuam uma base bíblica aceitável.

O próprio Senhor Jesus, Cabeça da Igreja eterna, ensinou-nos o SEGREDO do crescimento saudável do corpo: "...a fim de que todos sejam UM;...para que o mundo CREIA que Tu me enviaste." (João 17.21). A visão Dele para nós é a UNIDADE mesmo em meio a toda diversidade. E que neste tempo do fim, Ele mesmo nos conceda graça, pois ainda resta UMA esperança para o mundo perdido... a Igreja de Jesus UNIDA!

Adivaldo de Oliveira Júnior, MD
Pastor do Ministério Profético Plenitude
Macapá, AP

Nenhum comentário: