.
"Se você pregar as maiores verdades, mas não vivê-las, você é apenas o maior dos hipócritas, e a alma mais atormentada." Rick Joyner, em A Batalha final

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Sobre Orkut e outras tecnologias modernas

Débora De Bonis

Alguns pastores estão recomendando que suas ovelhas saiam do Orkut. Uns pedindo que os que têm menos de 18 anos saiam. Outros alegando motivos vários, menos esse da idade.

Diante disso, gostaria de compartilhar o quanto o Orkut tem sido bênção na minha vida e na minha família.

Através dele podemos matar um pouco a saudade de nossos sobrinhos e sobrinhas, primos e primas que moram longe. Podemos ver as fotos, acompanhar o crescimento deles, conhecer os bebês que nascem.

Através do Orkut nossos sobrinhos e sobrinhas conheceram primos que nunca tinha visto e se tornaram amigos. Assim também outros primos conheceram outros primos, e a família foi se tornando mais próxima. Através do Orkut programamos um churrasco com os primos da família e foi lindo ver alguns abraçando os primos que não conheciam pessoalmente, mas que se conheciam da internet e era como se tivessem sido criados juntos, como se fossem amigos de infância. Enfim, o Orkut, sendo bem usado, com sabedoria e maturidade, é uma bênção na nossa vida.

Eu conheci pessoas lindas, fiz novas amizades, aproximei-me mais de várias pessoas da família e reencontrei amigos que não via há mais de 20 anos.

E tenho testemunhado também o quanto o Orkut tem sido bênção para as igrejas. Divulgam eventos, enviam mensagens de apoio, de edificação, enviam pedidos de oração e comunicados de casamento, nascimento, falecimento. E muitos têm evangelizado através desse instrumento. Há uma doce e linda invasão de evangélicos no Orkut e isso tem feito um grande impacto nas pessoas.

Nós, os crentes, colocamos em nosso perfil textos bíblicos, músicas de adoração e mensagens de evangelismo. Temos dado testemunho e aproveitado essa ferramenta para testemunhar nossa fé e amor ao Senhor.

É lindo ver jovens escrevendo que sua paixão é Jesus. É lindo ver os jovens evangélicos se posicionando, participando de comunidades tipo "Diga não ao sexo antes do casamento" e outras assim.

Sei perfeitamente que há um lado demoníaco no Orkut, assim como em toda internet. Mas para quem usa com sabedoria, dificilmente esbarramos nessas coisas.

Mas assim como na internet, tudo no mundo tem o lado bom e o lado mal. O telefone também é usado para o mal, como tele-sexo, ou para os bandidos combinarem crimes, seqüestros e mortes. Assim também como cartas, em que bandidos enviam bombas pelos Correios. Assim como a televisão mal-usada é uma maldição na vida das pessoas, com seus filmes pornográficos e violentos e programas de baixo nível.

Mas nós, os crentes, temos usados toda essa tecnologia para evangelizar, abençoar, transformando-a em instrumento de bênção e não maldição. Estamos tirando das mãos do inimigo essas coisas e usando para o bem. Não podemos entregar tudo nas mãos dele. A internet, o telefone, a televisão, o Msn, enfim, toda a tecnologia moderna está sendo usada pelos evangélicos para divulgar o evangelho, para abençoar vidas. Eu, por exemplo, tenho feito aconselhamentos pelo Msn e como isso facilita a nossa vida, e conheço outras pessoas que fazem o mesmo.

Há pouco tempo um pastor muito conhecido no Rio de Janeiro pediu que suas ovelhas saíssem do Orkut, por causa de algumas pessoas que não sabiam usá-lo. E no domingo seguinte ele voltou atrás, exatamente por causa de um testemunho como o nosso, que ele recebeu por e-mail.

Mas, porém, contudo...

Não estou aqui fazendo apologia à rebeldia à instrução dos pastores à suas ovelhas.
Na verdade não quero incentivar que quem saiu volte ao Orkut, principalmente os menores de 18 anos, porque agora o Orkut está mais rigoroso na questão da idade. Ele está exigindo que a pessoa declare que tem mais de 18 anos para se associar, e assim ela teria que mentir se não tivesse completado a idade permitida. Apesar de não ter investigado, não sei se isso é lei ou apenas regra do Orkut. Mas não quero incentivar isso.

Temos uma alternativa. Há um site que é parecido com o Orkut e é para evangélicos, o Meu Maná. O site é http://www.meumana.com.br/. Nele não há limite de idade, as crianças podem participar e qualquer um pode se inscrever, mesmo sem convite. A qualidade ainda deixa um pouco a desejar, mas é uma opção para os seus adolescentes e jovens que ficaram órfãos do Orkut e perderam esse contato sadio com seus amigos e familiares.

2 comentários:

Unknown disse...

Debora, se vc fizer parte d "meumana.com.br", me mande um convite, por gentileza, para fabio@urbis.org.br. Quero por os meus filhos. Foi de Deus esta dica, pois precisava dar uma nova õpção preles, pois são menores. Gracias Hermana!!

Débora De Bonis disse...

Fabio, infelizmente o Meu Maná não pegou, está vazio e alguns recursos não estão funcionando. O que tenho aconselhado é o exemplo de dois amigos meus, que fizeram um perfil para toda a família no Orkut, em que os pais criam a conta, são os donos, e os filhos têm acesso à senha e cada um pode ter seu álbum de fotos.