.
"Se você pregar as maiores verdades, mas não vivê-las, você é apenas o maior dos hipócritas, e a alma mais atormentada." Rick Joyner, em A Batalha final

sexta-feira, 5 de setembro de 2008

Eifol forma sexta turma

Junho/2006
Texto: Débora De Bonis
Fotos: Marco Aurélio Sanches


De 1 a 26 de maio de 2006 aconteceu a sexta turma da Escola Integral de Formação de Libertadores, Eifol. Realizado na base da Jocum, em Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba, o curso teve 84 inscritos, em uma divisão quase inédita de 42 mulheres e 43 homens, representantes das cinco regiões brasileiras, de quase todos os estados (AP, BA, CE, DF, ES, GO, MA, MG, MS, PA, PR, RJ, RO, SC, SP, RS, TO) e um número difícil de contar de denominações presentes. E contou com a presença internacional de dois alunos que residem em Portugal e um chileno.

Para quem já vem estudando sobre o assunto e está no ministério de libertação há algum tempo, foi uma confirmação de que este é o caminho certo e de que libertação funciona. Para alguns foi novidade, mas o entendimento foi o mesmo: confissão inteligente de pecados é o que está faltando às igrejas hoje. As histórias relatadas em aula e os depoimentos nas libertações marcaram os ouvintes do curso. Um retrato das igrejas no Brasil, em que há muitos feridos, enfermos, desanimados, infrutíferos e não sabem como resolver isso. E a maioria não sabe que há muitos outros como eles dentro das igrejas. Uma prova de que as igrejas evangélicas estão repletas de gente doente de corpo, alma e espírito, precisando de libertação.

Muitos terminaram o curso com o propósito de criar ou se envolver no ministério de libertação de suas igrejas. Uma aluna compartilhou que não sabia que libertação era feita assim, de forma tão simples, sem misticismo e com tanto amor. Antes ela não queria trabalhar com ministério de libertação, mas voltaria para casa com outro propósito, disposta a ajudar na igreja. No meio de uma das ministrações, a jovem que estava sendo ministrada disse: "Gente, estou tão feliz. Sabe aquilo que a gente ouve de que as pessoas vêem Jesus nos olhos dos irmãos? Estou vendo isso nos olhos da irmã", referindo-se à intercessora que a ministradora pediu que ficasse de frente para a jovem, para que esta pudesse olhar nos olhos enquanto fazia as confissões.

Outros testemunharam que estavam ali por si mesmos e suas famílias e que saíam dali com o objetivo de restaurar o altar da família, por entenderem que a sua família é o seu primeiro ministério. O que será um grande resultado, porque família curada, igreja curada.

Um dado que poderia ser objeto de estatística é que tudo acontece quando os pais deixam os filhos sob a responsabilidade de terceiros. Impressionou o número de histórias, tanto nos exemplos dados em sala de aula, quanto nas ministrações, em que as crianças são levadas a fazerem coisas que vão comprometê-las espiritualmente pelo resto de suas vidas, por avós, tios, outros parentes e amigos de seus pais. Avós e tios que levam os netos a centros espíritas, a igrejas católicas, fazem benzimentos e oferecem comidas consagradas às crianças. Crianças são molestadas sexualmente na casa de tios, vizinhos, amigos da família e até na casa de professores particulares. Esse grande número de casos deve servir de alerta aos pais, que estão deixando de exercer sua autoridade espiritual sobre os filhos quando os deixam aos cuidados de outras pessoas. Pode-se dizer que falta entendimento nessa área, para que os pais protejam seus filhos através de oração, guerreando por eles, usando sua autoridade espiritual, proibindo que o inimigo chegue perto de suas crianças.

Sobre o curso - A Eifol acontece duas vezes ao ano, em maio e outubro, na base da Jocum, em Almirante Tamandaré, Grande Curitiba. As aulas da Eifol acontecem pela manhã e à tarde há as aulas práticas, com ministrações individuais, em que os participantes da escola atuam como intercessores. Os inscritos para a escola participam também do Seminário Integrado de Libertação e Cura Interior, Silci, que acontece no Centro de Curitiba, à noite. Mais informações sobre os cursos podem ser obtidas em http://www.jocumpr.com.br/

A Eifol nasceu no coração de seu coordenador, Marcos de Souza Borges, conhecido carinhosamente por pastor Coty. O Jornal Manoscritto fez uma pequena entrevista com ele. Confira.

Jornal Manoscritto - Como foi a criação da Eifol? Foi idéia sua? Ela foi desenhada para a Jocum ou começou de outra forma e depois se tornou parte do currículo da Jocum?

Coty - Primeiro Deus me falou sobre criar uma rede informal de libertadores. Através de seminários por todo o Brasil e fora do Brasil a malha desta rede foi se formando. Criei também o Silci, com o propósito de atingir a nossa cidade e com o tempo foram vindo pessoas de fora. Foi quando Deus me falou sobre formar libertadores e então criei a Eifol com esta proposta. Já não conseguindo atender a demanda de ministrações e seminários, a Eifol veio para preencher esta lacuna, não só formando libertadores e pessoas de referencia nas diversas partes do Brasil como também viabilizando a descoberta e participação de professores na área.

JM - A Eifol acontece em outra base da Jocum ou só em Almirante Tamandaré?

Coty - Por enquanto é realizado só em Almirante Tamandaré. Mas o curso já está matriculado na Universidade das Nações (http://www.uofn.edu/).

JM - Quando a Eifol começou e quantas turmas se formaram?

Coty - Começou há três anos. A primeira turma foi em 2003. Já formamos seis turmas, com essa de maio deste ano.

JM - Qualquer pessoa pode participar ou há requisitos? Se há, quais os critérios de avaliação para o candidato ser aceito como inscrito?

Coty - Sim, há requisitos. O candidato deve ter pelo menos sete anos de vida espiritual estável e alguma experiência em aconselhamento e liderança. O público-alvo são os pastores. Todo candidato preenche uma ficha de inscrição e se não é pastor titular de uma igreja precisa da recomendação deste.

JM - Como o senhor avalia essa sexta turma da Eifol?

Coty - Maravilha!!!! [Próximo, risos].


Disciplinas da Eifol e do Silci

Combatendo o orgulho
Padrão de aconselhamento na libertação
Intercessão
Maldições hereditárias
Discernimento
Abuso sexual
Cura da Igreja
Autoridade espiritual
Paternidade de Deus
Orfandade e aborto
Maldição de bastardo
Papel da família
Doenças e enfermidades
Servo da orelha furada
Vinho novo e odre novo
Vivendo o sobrenatural
Desilusão
Libertação de crianças
Conquista de cidades
Formação da equipe de libertadores
Dinâmica da personalidade
Transferência de riquezas - unção de José


Professores da Eifol e do Silci

Marcos de Souza Borges (Coty), Curitiba, PR
José Levi Domingos, Curitiba, PR
Neuza Itioka, São Paulo, SP
Luiz Henrique, Niterói, RJ
Tânia Tereza Carvalho, Resende, RJ
Gláucio Coraiola, Palmas, TO

Nenhum comentário: